17 boas práticas para emails marketing de ecommerce

boas práticas para emails

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Se você parou nesse artigo é porque busca instruções sobre as boas práticas para emails marketing e provavelmente está perdido sem saber por onde começar e o que fazer.

As boas práticas para emails envolvem uma série de critérios que estão englobados na relevância do conteúdo para um público específico.

Tenha calma porque são muitas variáveis e esse artigo certamente vai ser ajustado de tempos em tempos porque tudo muda o tempo todo quando o assunto é tecnologia e nós temos certeza que você quer garantir que os seus emails sejam extremamente eficazes.

Bom, vamos começar a nossa lista.

1- Faça envios segmentados

Engana-se quem pensa que enviar emails para todo mundo tem mais chance de vender mais. Essa prática faz com que os clientes de email identifiquem seu email como spam muito facilmente por conta dos envios em massa.
Só envie para quem de fato pediu para receber e que fez opt-in no seu ecommerce dizendo que quer receber comunicações da empresa. Nem todo cliente que compra na sua loja quer receber ofertas.

2- Jamais compre listas de emails

Listas de emails chegam frias por mais que você segmente. Se você enviar um email para uma lista fria provavelmente o seu domínio será marcado como spam e terá a entregabilidade comprometida. Além disso, virão muitos emails inválidos que vão fazer com que a sua taxa de bounce fique muito alta.

3- Identifique seus leads por fonte de captura

Use UTMs para segmentar via automação os canais de aquisição de leads e o tipo de anúncio que converteu para entender melhor o comportamento do seu lead e criar automações com envios segmentados.

4- Crie emails alternando textos e imagens

Utilizar somente imagens nos emails pode fazer com que eles caiam diretamente no spam. Os clientes identificam facilmente emails que não possuem conteúdo textual. Além disso, o uso excessivo de imagens pode atrapalhar a responsividade do seu conteúdo e também deixar os emails muito pesados.

5- Configure seu domínio corretamente

SPF, CNAME e DKIM são normalmente as últimas coisas que são configuradas em um domínio. Isso porque a maioria das pessoas desconhece que essas configurações garantem a segurança do domínio e façam com que o seu email seja visto como autêntico.

6- Deixe a porta aberta para a conversa

A gente sabe muito bem como pode ser trabalhoso ter um canal de emails para lidar. Mas, acredite, isso pode ajudar muito na reputação da sua empresa e seu domínio. Estimular respostas faz com que o seu consumidor fique mais à vontade e abra mais os emails porque entende que a empresa é ativa naquele canal.
Emails como naoresponda@ ou noreply@ fazem com que o seu consumidor desengaje por entender que aquele não é um canal aberto para conversa.
Um email recebido e respondido pode ser uma reclamação a menos no ReclameAqui ou no Procon.

7- Opte por assuntos relevantes

A experiência do seu lead precisa ser a sua prioridade. A partir do momento que você entende qual o interesse do seu lead você consegue facilmente identificar que tipo de conteúdo vai ser mais eficaz. Com isso, crie assuntos curtos e de fácil entendimento para que o seu lead saiba o que vai encontrar quando abrir o email.
Estimular a abertura entregando um spoiler, uma promoção ou algo do tipo pode ser uma estratégia extremamente inteligente, mas não fale no assunto sobre algo que seu lead não vai encontrar no email. Se você quer vender, venda. Se quer informar, informe.

8- Utilize o pre-header

O pre-header é aquela frase que normalmente aparece logo abaixo do assunto no seu cliente de email. Ela pode ser a continuação do seu assunto ou até mesmo o clássico “veja no navegador”.

9- Use links corretamente

Essa aqui é uma dica de UX. Se você mostra um produto, linke com o produto. Se você tem um botão de categoria, linke com a categoria.
Você não é obrigado a colocar links em todas as imagens, mas quanto mais assertivo você for com o conteúdo do link, mais chance de conversão você vai ter.

Atenção: linkar um produto para a página de uma categoria só vai deixar o seu lead confuso. A pessoa quando clica em um produto é porque ela está interessada naquele produto. Deixe que ela faça a compra e não bombardeie com vários produtos da mesma categoria. O espaço para isso é outro.

10- Cuide da responsividade do seu conteúdo

Antes de disparar para a sua lista, teste no mobile e no desktop. As melhores ferramentas já têm a pré-visualização por dispositivo integrada.
Evite colocar textos com corpo pequeno em imagens. As ferramentas não entendem como texto e provavelmente ficará ilegível no mobile.

11- Use o texto alternativo

Ele é muito útil quando as imagens não carregam já que ao passar o mouse sobre a imagem seu lead poderá ver o que seria o conteúdo.

12- Entregue conteúdo nos seus emails

A maioria das pessoas gosta de conhecer a marca com a qual se relaciona. Interligar o storytelling da marca com produtos pode fazer seus emails serem muito mais eficazes.

13- Ofereça outros canais de contato no rodapé

Aproveite o rodapé para oferecer mais opções para o seu lead. Informe suas redes sociais, um email de SAC, um canal de WhatsApp e tudo aquilo que possa fazer com que o seu lead se sinta acolhido.

14- Faça testes A/B

Os testes A/B podem ser uma ferramenta extremamente eficaz para identificar padrões de consumo de assuntos e conteúdos.
Se você não conhece bem seu consumidor, utilize e seja feliz.

15- Analise dados

Planilhar os dados gerados pelas ferramentas de emails e analisar pode fazer com que você consiga entender melhor o seu público.

16- Utilize seus emails para estimular o lead a acessar outras plataformas

Lançou um vídeo novo no YouTube? Avise por email e deixe claro na imagem que a pessoa vai chegar até seu vídeo quando ela clicar.
Tem um novo conteúdo nos reels? Faça um mockup do vídeo em um celular e utilize um gif para chamar a atenção para um conteúdo com movimento.

17- Faça revisão antes de enviar

Empresas que cometem muitos erros gramaticais e enviam emails desconfigurados podem parecer bagunçadas e menos confiáveis para os consumidores.

Bônus:

Escolha uma ferramenta de envios sólida no mercado, que tenha boa entregabilidade e ofereça uma gama grande de personalização.
Nossa recomendação é o ActiveCampaign, que você pode contratar clicando aqui.

Conta pra gente o que você achou desse artigo?

Se você estiver em busca de uma empresa que possa melhorar a sua entregabilidade e fazer os seus emails mais atraentes para o consumidor, clique aqui e entre em contato agora mesmo com a Romã.

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